top of page
Foto do escritorPASCOM - Perpétuo Socorro

Pastoral do Dízimo encerra o mês de Conscientização do Dízimo com dinâmica de partilha.

A igreja católica em Julho da destaque a conscientização sobre o Dízimo.

Equipe da Pastoral do Dízimo da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


A Pastoral do Dízimo da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Paulo Afonso (BA), encerrou no último domingo, 28 de Julho, o mês do Dízimo. Foram quatro domingos de dinâmicas diferentes diferentes, envolvendo grupos, pastorais, movimentos e comunidades que compõem a Paróquia, até a conclusão do mês.



Durante o mês, a coordenadora pastoral, Maria Fidélis, junto com os agentes da pastoral, fizeram visitas e realizaram formações com grupos e pastorais que prestam serviços a paróquia. Os trabalhos intensos devem seguir durante uma parte do mês de agosto para finalizar as atividades pastorais de formação.




As celebrações dominicais do dia 28 de Julho, às 08h e 18h, encerram o mês de conscientização sobre o Dízimo. O evangelho do dia tratava sobre a multiplicação dos dois peixes e cinco pães. Jesus, mesmo diante de uma multidão, fez com que o pouco se tornasse suficiente para muitos. Como forma de dinamizar esse dia de encerramento, a pastoral preparou pães que foram abençoados pelo presidente da Celebração Eucarística, Padre José Antônio, nosso paróco, e distribuídos aos fiéis que participaram das celebrações.



Maria Fidélis, Coordenadora da Pastoral do Dízimo escreveu uma mensagem de agradecimento aos agentes e envolvidos nesse mês, acompanhe:


Louvamos ao nosso Deus pela graça de ter permitido que a Pastoral do Dízimo encerrasse as apresentações sobre o Dízimo no mês de julho, com a certeza de que cada membro da Pastoral deu o seu melhor para que todos os paroquianos se conscientizassem da pertença e do compromisso com a casa dos filhos de Deus e com os seus irmãos. Agradecemos de coração ao nosso pároco, José Antonio, que nos concedeu autonomia para a elaboração do planejamento, apenas analisando e aprovando, a toda equipe da Pastoral do Dízimo, aos nossos queridos dizimistas, às comunidades, grupos, movimentos, outras pastorais e a todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para que o nosso trabalho pudesse acontecer de forma clara e satisfatória. Na certeza, ainda, de que todo mérito é do Provedor de todas as coisas, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vamos falar sobre o dízimo?


O que é o dízimo?


O dízimo é um ato de fé e amor, que ajuda a manter a comunidade e os serviços religiosos, educacionais e sociais oferecidos pela Igreja. Portanto, não é necessário que o dízimo seja dez por cento, mas sim que cada pessoa contribua de acordo com suas possibilidades. Assim, a contribuição financeira deve ser um ato de livre escolha, feito com generosidade e desprendimento.

Quanto devo contribuir? Não existe um valor estipulado. Cada fiel deve discernir o quanto deve dar e como deve dar. O importante é que tenha compromisso e seja fiel. São Paulo diz: “Dê cada um conforme impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento” - 2 Cor 9,7. Vale recordar outra frase de São Paulo na sequência: “Deus ama quem dá com alegria” - 2 Cor 9,7.


O que a Bíblia fala sobre o dízimo?


Antigo Testamento: O dízimo é mencionado em vários livros, incluindo Levítico 27:30 e Deuteronômio 14:22-29. Ele era uma exigência para os israelitas, destinado a sustentar os sacerdotes e levitas que não tinham uma porção de terra para cultivo. Em Gênesis 14:20, Abraão também deu um dízimo a Melquisedeque, o sacerdote de Deus.


Novo Testamento: Jesus menciona o dízimo em Mateus 23:23 e Lucas 11:42, enfatizando que, embora o dízimo seja importante, ele não deve substituir a justiça, a misericórdia e a fé. No entanto, o Novo Testamento estabelece que o dízimo é uma contribuição periódica e sistemática, e deve está acompanhado da justiça, misericórdia e fé.


Características das 4 dimensões do dízimo:


Na Igreja Católica, o dízimo pode ser entendido em quatro dimensões principais:


Dimensão Religião: O dízimo é visto como um ato de fé e devoção a Deus, refletindo o reconhecimento de que tudo o que possuímos vem d’Ele.


Dimensão Caritativa: Ele fortalece a comunidade cristã ao proporcionar os meios para o funcionamento das atividades da igreja e o suporte aos seus membros necessitados.


Dimensão Missionária: O dízimo pode ajudar a financiar atividades missionárias e obras de caridade, tanto local quanto globalmente.


Dimensão Eclesial: Os recursos obtidos com o dízimo sustentam a manutenção das igrejas, a realização de cerimônias e sacramentos, e a formação espiritual da comunidade.


O que o dízimo sustenta dentro da igreja?


O dízimo sustenta várias áreas da vida e funcionamento da igreja, incluindo:


Manutenção e operação dos edifícios: Custos de conservação e funcionamento dos templos e centros comunitários.

Salários e formação do clero: Remuneração dos padres, diáconos e outros funcionários da igreja.


Atividades pastorais e sacramentais: Organização de missas, batismos, casamentos e outros sacramentos.


Obras de caridade e apoio social: Projetos de assistência a pessoas carentes, programas de ajuda e atividades missionárias.

Educação e formação: Suporte a instituições educacionais e programas de formação religiosa.


SEJA DIZIMISTA!

Entre em contato com 3281-5065.



Mais registros da celebração:



196 visualizações0 comentário
bottom of page