Neste domingo 12, representantes dos movimentos marianos da diocese de Paulo Afonso participaram de uma formação sobre a vida, dogmas e devoções sobre a Virgem Maria, no Centro Diocesano de Glória-BA.
O encontro começou de manhã com o Oficio, e depois com a condução do Prof. Luis Lira perpassou toda história de Nossa Senhora: dos seus pais, do seu nascimento, ou seja, da origem à chegada do anjo e de sua transformação na Mãe da Igreja.
Representantes dos movimentos marianos em formação no Centro Diocesano de Glória-BA.
A formação
“Vim fazer um esclarecimento, uma situação bíblica: as passagens em que Maria é citada e o contexto tanto no Velho como no Novo Testamento, os dogmas, concílios e aquilo que a Igreja foi definindo e por fim, aponta onde as coisas acontecem, Maria na devoção do Povo; há ainda muito desconhecimento, pois o nosso povo tem religiosidade, mas falta o conhecimento sobre Maria”, explicou o professor.
Prof. Luis Lira
Avaliação de Padre Gilmar
“Hoje nós fizemos uma grande caminhada espiritual, Velho e Novo Testamento, a história da Igreja através dos dogmas chegando até o Papa Francisco e o documento dele de Maria como estrela e mãe da Evangelização”, pontuou Padre Gilmar.
“As pessoas pedem muito formação e quando a gente oferece colocam tantas dificuldades – mas isso também é tentação do demônio para que a gente não aprenda”, completa Padre Gilmar.
Formação mariana no Centro Diocesano de Glória-BA.
A formação terminou com a santa missa celebrada por Padre Gilmar na capela do Centro Diocesano:
Homilia
“Maria era cheia de graça, ela não tinha espaço em seu coração para maldade e Jesus olha para ela e diz: ‘Eis aí a sua mãe, talvez essa cena tenha convertido o bom ladrão; então mais do que as nossas palavras são os nossos gestos, as nossas atitudes que devem alimentar as ‘lâmpadas’ para que possa clarear a maldade dos corações, não adianta fechar os olhos e querer depois entrar de qualquer jeito no reino dos céus.”
Santa missa que encerrou o encontro de formação mariana.