Foto: Capa de Fátima no Coração. Ilustrador: Bolota. Divulgação
No próximo dia 10 de junho, o Santuário de Fátima, em Portugal, apresentará ao público o livro infantil “Fátima no Coração”, do autor João Manuel Ribeiro. Ele conta a história dos amiguinhos Isabel, João e Ana, que, ao passarem as férias com a vovó Amélia, aproveitarão para rezar e conhecer a mensagem de Nossa Senhora de Fátima e o local das suas aparições. Guiados a cada dia por uma “pista bíblica”, os três descobrirão, por exemplo, a Capelinha das Aparições, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a nova Igreja da Santíssima Trindade.
“Fátima no Coração” é o segundo livro que o Santuário dedica ao público infanto-juvenil dentro deste ano do Centenário. O primeiro foi “A Missão do Francisco”, escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez.
Pedro Valinho Gomes, responsável por ambas as edições, comenta:
“Questionamo-nos frequentemente sobre como transformar a história simples de três crianças do início do último século, Lúcia, Francisco e Jacinta, que foram tocadas pela luz de Deus, de forma que os leitores de hoje, mais ou menos jovens, sintam o mesmo fascínio por essa luz que transforma as vidas. A história que o livro ‘Fátima no coração’ conta é precisamente a do crescimento desse fascínio, desse maravilhamento dentro do coração de três crianças de hoje”.
O autor do livro, João Manuel Ribeiro, explica:
“O que se propõe, no fundo, é uma visita guiada a um local tão emblemático para os crentes e não apenas. O que se espera é que, no final, todos se sintam ‘cansados, mas em paz’. E, nesta espécie de roteiro que o livro apresenta, nem mesmo a procissão das velas fica esquecida. Ela constitui, aliás, um episódio forte da obra, fazendo recordar o dia 13 de maio, com milhares e milhares de pessoas assistindo ao espetáculo de luz e recolhimento: ‘Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida’”.
Em quase uma década voltada a escrever, João Manuel Ribeiro lançou mais de 40 obras, a maioria focada no público infanto-juvenil, com traduções em diversos países.
Fonte: Aleteia