Neste domingo (9), com a celebração do Domingo de Ramos, iniciou-se a Semana Santa.
A liturgia do Domingo de Ramos nos trouxe dois evangelhos para meditação; o primeiro traz a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém seguido por uma multidão de povo simples que gritava “Hosana”, que quer dizer “Salve-nos”, e aclamavam à Jesus Cristo sinal de esperança e salvação. O segundo evangelho da liturgia nos trouxe a leitura da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo Mt 26,14-27,66.
Às 7 horas desse domingo as comunidades do Clériston Andrade, Siriema e Jardim Bahia se reuniram para celebrar o Domingo de Ramos e iniciar esta Semana Santa. O ponto de partida da tradicional procissão dos Ramos foi no bairro Clériston Andrade, onde o padre Adriano iniciou a celebração e realizou a benção dos Ramos; em seguida as comunidades reunidas saíram em procissão pelas ruas do bairro, cada um erguendo seu ramo, rezando e entoando cânticos de “Hosana! Bendito é aquele que vem em nome do Senhor!” (Mateus 21:9), em direção à igreja de São José de Anchieta no bairro Jardim Bahia.
Já na igreja, em sua reflexão, Pe. Adriano pediu para que não nos acostumemos com a cultura da violência e da morte que está cada vez mais difundida na sociedade, sobretudo, através do uso indiscriminado das redes sociais, fazendo com que achemos tudo normal. Lembrou-nos que Jesus fez a sua parte e que nós devemos fazer a nossa, semeando a vida, a justiça e a paz. Continuando, ressaltou a importância da oração para nos fortalecer na fé e pediu para que durante esta semana possamos intensificar a oração e reflexão nas famílias para que tenhamos uma Semana Santa, verdadeiramente “Santa”.
E assim iniciamos esta semana de celebrações nessas comunidades!
Galeria com mais fotos: