top of page
Foto do escritorPASCOM - Perpétuo Socorro

Renovação Carismática Católica completa 50 anos; veja programação em Paulo Afonso



Por ocasião do Concílio Vaticano II, a Igreja profetizava um mover do Espírito Santo. Seu fundador, o Papa João XXIII, definiu o Concílio como uma “abertura de janelas”, por onde o Espírito Santo traria um “ar novo e fresco”. Já São João Paulo II afirmou: “o Concílio Vaticano II constituiu uma dádiva do Espírito à sua Igreja”.


E foi com esse mover do Espírito Santo que nasceu a Renovação Carismática Católica.

“O Fim de Semana em Duquesne”. Foi assim que ficou conhecido o retiro do fim de semana de 17 a 19 de fevereiro de 1967, em Duquesne, Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA), quando um grupo de aproximadamente 30 pessoas, entre elas alunos e professores universitários, se reuniu para um retiro de oração e estudo da Palavra, e ali essas pessoas experimentaram uma transformação em suas vidas através do Batismo no Espírito Santo.

O evento é considerado como o início da Renovação Carismática, como um Movimento na Igreja Católica.

″“Tanto aqui em Paulo Afonso, como nos vários grupos espalhados pela diocese este momento será comemorado no próximo final de semana: alguns vão fazer retiro, outros louvores, outros entraram em comunhão, pois se trata de um marco histórico para a Renovação”, informou Graça Silva.

Programação para Paulo Afonso

“Serão três momentos: o primeiro, na sexta feira (17), será a vigília de oração na igreja da Perpétuo Socorro, às 19horas, com louvores, um momento de intimidade e de oração bem profunda. O segundo, dia 18, na Catedral, inicia com santa missa às 19horas, e às 20 horas na Praça da Catedral com os grupos de oração do Jardim Bahia, Vila Moxotó, BNH, Prainha, Perpétuo Socorro, Centro e Centenário. E o terceiro momento, começará simultaneamente, na paróquia da Sagrada Família, no BTN II, no pátio da igreja, a partir das 18 horas com os grupos carismáticos da paróquia.


“Toda comunidade é convidada a celebrar conosco este momento de graça, como o Papa Francisco definiu a Renovação Carismática. ‘Uma corrente de graça e de unção que veio como celeiro não só das vocações, mas também com os fiéis leigos que assumiram verdadeiramente o seu papel na missão e no chamado da Igreja: somos convidados a ser sal e fermento para o mundo″, lembra Graça.


8 visualizações0 comentário
bottom of page