Foto: Ivone Lima
Nesta segunda-feira (05/12), na Câmara de Vereadores, Padre Gilmar Maranduba, natural de Ribeira do Pombal- Ba, recebeu o título de cidadão pauloafonsino, a pedido do vereador e catequista da perpétuo socorro Marconi Daniel e aprovado em unanimidade pelos vereadores. Um trecho de seu discurso: "Paulo Afonso está em minha vida desde 1985, época em que iniciei meus estudos seminarológicos, embora tenha passado por diversas cidades da região sempre vim a Paulo Afonso pelo fato de ser a sede da diocese, o povo pauloafonsino sempre ressaltou em mim uma identidade com esse povo, tão alegre, disponível, solidário ao qual ofereço essa homenagem, pois nada do que fazemos fazemos efetivamente sozinhos, convocar outros a nos ajudar nas tarefas que nos sentimos sensibilizados a fazer é proposta cristã. Cristo convocou os doze e os motivou para que chamassem outros à missão, e diariamente sem outros nada podemos fazer. E como nada que fiz até hoje fiz só, agradeço imensamente a todos que me levaram a fazer e aos que fizeram comigo. Portanto,que esta homenagem seja dos pauloafonsinos, comunidades, instituições, movimentos e pastorais, compostos por pessoas voluntárias que são abertas a transformação social. Paulo Afonso tem muitas belezas e riquezas, mas dentre elas a maior é o seu povo, rico em cultura e diversidade, hospitalidade, solidariedade e possibilidades. Que tenhamos a grandeza de identificar principalmente as possibilidades do povo pauloafonsino. O que faço não é mais do que minha obrigação como cristão. espero continuar contando com todos para continuarmos a missão, sempre fortalecidos por Aquele que nos convoca e nos capacita. Obrigado à todos."
Os vereadores presentes fizeram seus discursos, em sua maioria curtos e diretos, exaltando e agradecendo a Padre Gilmar pelo exemplo e trabalho junto à Paróquia do Perpétuo Socorro e comunidades pertencentes.
Padre Adriano, chanceler da paróquia, em seu discurso, falou da influência do homenageado no momento em seu chamado ao sacerdócio, fato esse, que aconteceu na cerimônia de ordenação de Padre Gilmar. Bem como falou da honra em dividir a paróquia com ele, devido a ótima relação que ambos têm de respeito e amizade.
A solenidade foi marcada também pela presença de líderes de movimentos pastorais, funcionárias da paróquia, paroquianos, e amigos que puderam comparecer a esta homenagem.
Fica aqui registrado a palavra mor desta manhã na câmara de vereadores, "merecido".
Que Padre Gilmar tenha ainda mais sabedoria e discernimento para seguir sua trajetória nesta comunidade, ao qual é tão querido e tido não apenas como padre, pastor, amigo, e irmão.
Que seus frutos façam renascer em nossos corações o chamado à vida fraterna na igreja e fora dela, fica aqui nessas palavras a homenagem da PASCOM ao nosso querido pároco que nos auxilia nesta pastoral com zelo e dedicação.
Pascom Perpétuo Socorro
Foto: Ivone Lima