Na manhã deste sábado (22), representantes do Conselho Pastoral da Forania I, São Francisco, estiveram reunidos no salão da paróquia Santo Antônio, em Glória-BA, para avaliação das ações firmadas no encontro anterior, e apresentar os próximos eventos da forania.
O pároco José Batista nos acolheu com uma oração e depois fizemos leituras para refletir um pouco sobre o tema ″Cuidar da Casa Comum é a nossa missão″.
Estiveram presentes padres Roni (Catedral), José Tibúrcio (Área pastoral do Centenário), Pe. Adriano (paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), os freis Ivanilton e Regenilson (paróquia Sagrada Família), Pe. Celso que não pode comparecer, porém, mandou uma carta com sugestões, representantes de novas comunidades, pastorais, grupos e movimentos.
No encontro, também nos foi prestado contas da Campanha Missionária 2016, e Graça Silva fez uma explanação sobre a Pastoral da Comunicação.
″Nós precisamos pensar a comunicação de uma forma sistemática, considerando as características de uma comunicação em que se anuncia a palavra de Deus, bem como as pessoas que podem participar dessa rede e as tecnologias que dispomos″, sintetizou Graça.
Graça falou dos vários tipos de comunicação: interna e externa, e mostrou que hoje é imprescindível que se faça em cada paróquia e nas comunidades, que a bem da verdade já fazem, cada uma a sua maneira, mas que se faz necessário coordená-las. Partindo, principalmente, do entendimento do que é comunicação e informação, que, embora na mesma célula, têm funções diferentes.
O tema é de interesse geral nas paróquias, portanto, Pe. Roni sugeriu que no próximo ano seja tradado de forma mais específica:
″Acho que no próximo ano nós devemos retomar as discussões sobre a Pastoral da Comunicação, mas a Igreja não está sem comunicação, pois a melhor notícia é a palavra de Deus, esse é o principal instrumento e nós o fazemos todos os dias″, salientou.
Graça, contudo, expos algo maior, do que apenas comunicar e informar, falou da importância da comunicação como pastoral que presta um serviço comunitário baseado no Evangelho.
Portanto, a Pastoral da Comunicação em nível diocesano deu seu primeiro passo, avaliando o que temos já produzido e o que podemos criar, e agora é trabalhar para que caminhe mais na direção do aprimoramento, particularmente com o envolvimentos das outras foranias.