A história:
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi criada em 17 de março de 1991.
Tudo começou no final dos anos 60, quando as pessoas da comunidade se reunião em devoção, para rezar a Novena Perpétua e celebrar o Novenário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em uma praça da localidade.
No início dos anos 70 o Padre Lorenzo Tori idealizou o projeto da Igreja Matriz; tendo ele chegado a Paulo Afonso em 1969 e cheio de vigor diante do imenso trabalho a ser realizado junto às comunidades, Padre Lorenzo logo pensou num projeto que pudesse expressar o rosto da comunidade, e assim, fez a planta da Igreja em forma de um barco, inspirando-se nos pescadores desta região do Rio São Francisco.
Padre Lorenzo faleceu em 03 de fevereiro de 1973, vítima de um acidente enquanto conduzia sua motocicleta. O idealizador não pode acompanhar a construção da Igreja, que concluída, foi dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro quando da criação da paróquia em março de 1991, pelo bispo diocesano Dom Mário Zanetta.
Embaixo do altar da Igreja está o coração do Padre Lorenzo, uma homenagem a este padre que no curto tempo em que esteve com o povo de Paulo Afonso soube acolher com generosidade as esperanças das comunidades.
Pela Paróquia Perpétuo Socorro já passaram os padres:
-
Tiago Millan Macias (1991 - 1998);
-
Roberto Veras (1998 - 2007);
-
Léo Dennis (2007 - 2011);
-
Padre Gilmar (2011 - 2021);
-
Padre Adriano Carvalho (2011 - 2019);
-
Padre José Nemésio (2020 - 2021);
-
Padre José Antônio (2021 - Atual)
Até 2020, Os trabalhos pastorais eram desenvolvidos em 13 comunidades; eram elas:
-
Guadalupe (N. Sra. de Guadalupe)
-
Jardim Bahia (São José de Anchieta)
-
Barroca (Menino Jesus de Praga)
-
Moxotó Bahia (N. Sra. Aparecida)
-
Pedra Comprida (São José Esposo da Virgem Maria)
-
Prainha (São Vicente de Paulo)
-
Cleriston Andrade (Frei Galvão)
-
Siriema (São Pedro e São Paulo)
-
Jardim Aeroporto (N. Sra. Das Graças)
-
Boa Esperança (São José Operário)
-
Conjunto Habitacional Beira Rio
-
Condomínio Del Rio
-
Riacho da Morena (Santo Antônio e Santa Dulce dos Pobres)
Porém, em 2020, por decreto do Bispo Diocesano, Dom Guido Zendron, a comunidade de Nossa Senhora Aparecida, situada no Bairro Moxotó, foi elevada "Quase-Paróquia" e eregida canonicamente Paróquia em Dezembro de 2023. Após a elevação canônica, a Paróquia Aparecida "herdou" 05 das 13 comunidades. Sendo elas: Comunidade Barroca, Pedra Comprida, Siriema e Riacho da Morena, ficando também com O Conjunto Habitacional Beira Rio e Condomínio Del Rio. A Paróquia na divisão, ganhou também três comunidades da Paróquia São Francisco, na Zona Rural.
Desde 2020, desenvolvemos trabalho nas comunidades; Guadalupe, Jardim Bahia, Jardim Aeroporto, Prainha, Clériston Andrade e Boa Esperança.
Também está situada na paróquia a da Comunidade Arca da Aliança, comunidade católica com sede em Joinville (PR) e que desenvolve projeto de missão em nossa diocese.
É muito importante salientar a presença e colaboração das Irmãs Beneditinas do Espírito Santo, Irmãs da Pequena Família Franciscana (Instituto Secular), Irmãs de Maria Auxiliadora (Salesianas) e das Irmãs da Ordem 3ª Franciscana, que nos ajudam a estar mais próximos e desenvolvem trabalhos de apoio às comunidades.
Hoje o papel do Leigo é imprescindível para que possamos atender todas as comunidades que estão surgindo, e nós, enquanto Igreja Viva temos a missão de atendê-las mantendo viva a chama do Espírito Santo no meio do povo. Aqui, destacamos o importante papel dos leigos que assumem sua vocação de ser “Sal da terra e Luz do mundo”, a serviço da Igreja. Em nossa paróquia e comunidades temos trabalhos desenvolvidos nas pastorais da Criança, do Batismo, Catequética, da Juventude, do Dízimo, da Comunicação, dos Coroinhas e Ministério Extraordinário da Comunhão, além de diversos grupos e movimentos da Igreja Católica: Renovação Carismática, Grupo Bíblico, Apostolado da Oração, Movimento de Cursilho de Cristandade, Terço dos Homens, Terço da Misericórdia, Movimento Eucarístico, Arautos do Evangelho, Legião de Maria, Novena Perpétua, Setores de Evangelização, Obras das Vocações Sacerdotais, Oblatos Beneditinos e Movimento Apostólico de Schoenstatt. Na área social, estão sediados em nossa paróquia importantes projetos de atenção social, sobretudo, voltados ao mais fragilizados e ao desenvolvimento e amparo de crianças e jovens, a exemplo da Casa de Repouso São Vicente de Paulo e Lar da Criança Vicentina; apoiamos também projetos de dança, música, teatro, corte e costura, bordados, arte culinária, artesanato, Projeto Cuidando da Natureza (parceria com Instituto Mandacaru) e Sabão Ecológico (Cooperativa Popular de Mulheres do Siriema e Instituto Mandacaru). Nestes 25 anos a paróquia cresceu muito em tamanho e em vivência pastoral, motivo de muita alegria, mas sobretudo, alicerce para a continuidade das ações evangelizadoras da Igreja.